Banner Ambiental
Sustentabilidade

Pilar Ambiental

Um caminho para zero impacto

Neutralidade Carbónica

  • Zero emissões na Produção até 2030
  • Neutralidade carbónica, em toda a cadeia de valor, até 2040
  • 100% de ingredientes de fontes sustentáveis (lúpulo e cevada) até 2030

Maximisar a circularidade

  • Zero desperdício lançado em aterro, a nível global, até 2025
  • Transformar o desperdício em valor e fechar o ciclo de materiais ao longo de toda a cadeia de valor

Recursos Hídricos Saudáveis

  • Equilibrar o consumo de água utilizada nos produtos, em áreas com recusrso hídricos limitados, até 2030
  • Maximisar o reaproveitamento e reciclagem da água em áreas com recusrso hídricos limitados, até 2030
  • Tratar 100% das águas residuais de todas as cervejeiras até 2023
  • Reduzir o consumo médio de água para 2.6 hectolitros por hectolitro (hl/hl) em zonas com escassez de água e para 2.9 hl/hl em todo o mundo, até 2030
Microsoftteams Image (14)

Iniciativas Associadas

Paineis Fotovoltaicos

Investimos em energias renováveis, como fontes alternativas nas nossas unidade de produção. Recentemente instalámos  6300 painéis fotovoltaicos, 3150 painéis na Cervejeira de Vialonga e 3150 painéis na unidade de engarrafamento da Água de Luso, para autoconsumo, com uma potência instalada de 1 MWp em cada unidade. Com um investimento de 1,4 milhões de euros, esta instalação permitirá no total uma produção de energia solar de 2.845 MWh/ano e uma redução de consumo previsto de 5% na Cervejeira de Vialonga e de 20% na unidade de engarrafamento da Água de Luso.

Este projecto permitirá ainda uma redução de cerca de 1.200 toneladas/ano em emissões CO2, o equivalente à captação anual de CO2 por 53.000 árvores.

Paineissolares

Veículos mais eficientes

Investimos também na transição para processos de logística que reduzam os níveis de emissões de carbono. Temos vindo a desenvolver vários projectos tanto na distribuição primária como na secundária. No que diz respeito à nossa frota de distribuição primária, para além da optimização de rotas e de cargas e a utilização de veículos mais eficientes, investimos em veículos movidos a Gás Natural e na nossa empresa de distribuição Novadis efectuámos testes pilotos com veículos eléctricos para entrega aos nossos clientes.

Zero Emissoes2

Ecodesign e optimização das embalagens

Nas embalagens, preocupamo-nos com a utilização de materiais que minimizem o impacto ambiental, integrando a preocupação de ecodesign. Temos desenvolvido ajustamentos nas embalagens primárias e secundárias, como por exemplo na redução de PET, na aposta em maiores formatos ou como na incorporação de materiais reciclados nas nossas embalagens, e promovendo o reutilizável, em linha com uma economia circular. Desde 2005, os projetos contínuos de redução de peso nas garrafas PET representam um total de 30% de redução, o que corresponde a cerca 900 toneladas PET/ano.

Eco Design Embalagens

Drinkies 360

As marcas de cervejas, de sidra e de águas da Central de Cervejas reforçam a proximidade com os seus consumidores e disponibilizam um serviço inovador que promove o uso de embalagens retornáveis. O lançamento da plataforma “Drinkies 360”, permite efetuar encomendas online do nosso portfólio de cervejas, sidras e água, em garrafas de vidro retornáveis,  privilegiando-se o uso de veículos elétricos que reduzam as emissões de CO2 nas deslocações (entregas/recolhas). 

De salientar que uma garrafa de vidro retornável pode ser reutilizada até 40 vezes sendo possível reduzir as emissões de CO2 até 80% relativamente a garrafas de vidro de uso único.

 

Drinkies 360
2020 Drinkies

Rótulos produzidos em papel FSC

As nossas embalagens são todas recicláveis e possuem, nos rótulos produzidos em papel FSC-- Forest Stewardship Council®, a indicação do ecoponto correcto onde devem ser colocadas para uma recolha selectiva.

Embalagens FSC

Proteção recursos hídricos

Protegemos os recursos hídricos, nomeadamente através da defesa e manutenção do Sistema Aquífero da Água Mineral Natural de Luso, um recurso de excepção com origem na Serra do Buçaco, e cuja utilização consciente e sustentável deste recurso está na génese da marca, procurando garantir que esta água pura e intocável chega não só às gerações atuais como às gerações futuras.

A redução de consumo de água nos processos produtivos é também um compromisso que visa o equilíbrio dos recursos hídricos. Comparativamente a 2008, atingimos já uma redução de cerca de 20%.

F4 3 FONTE FRIA

Embalagem mais eficiente

A Água de Luso lançou uma nova embalagem de 10L – Bag in Box - mais eficiente, quer em termos quantidade de material de embalagem por litro, quer em eficiência logística e de transporte. Reciclável e fácil de separar é composta por cartão proveniente de fontes sustentáveis (FSC).

Para os consumidores é prática de transportar e  mais conveniente na utilização. A sua torneira incluída permite ao consumidor, encher uma garrafa reutilizável e levá-la consigo. Este novo formato também protege a água da luz solar e é ajustável à generalidade dos frigoríficos.

Bag In Box